•  
     

Adicionando Fórum ao seu WordPress com BBPress

O bbPress é um software de criação de Fórums de Discussão criado para WordPress, pela comunidade de fãs do WordPress e traduzido gratuitamente por essa mesma comunidade para diversas línguas. Tal como acontece com o WordPress, o bbPress também é gratuito.

INSTALANDO O BBPRESS:
Para instalar o bbPress, você deverá ir na aba Plugins > Adicionar Novo
Imagem
Se você realizar uma pesquisa por bbPress, você vai encontrar o plugin do bbPress na hora, sendo que à data deste post, ele está na versão 2.2.4. Clique em Instalar Agora e ative o plugin.
Imagem
Ao ativar o plugin, você irá ver um novo menu no seu WordPress, com os 3 items principais do bbPress: Forums, Tópicos e Respostas. No entanto o bbPress está em Inglês por padrão, pelo que precisamos de traduzi-lo para português usando um dos pacotes de línguas já disponíveis.

CONVERTENDO PARA PORTUGUÊS
Para converter o bbPress em uma outra língua, precisamos de verificar quais os pacotes de tradução que já existem disponíveis e quais estão a 100% em termos de tradução global de todas as frases e palavras. Para isso, precisamos visitar o GlotPress, a plataforma de tradução usada pela comunidade do WordPress. As traduções do bbPress encontram-se no seguinte endereço: http://translate.wordpress.org/projects/bbpress/2.2.x
Imagem
Com o Português do Brasil a 100% e o Português de Portugal a 88%, temos pelo menos duas opções de tradução disponíveis em nossa língua para usar. Para este projeto vamos usar a tradução em Português do Brasil e converter nosso bbPress em Português. Se desejar, por clicar aqui para baixar a tradução PT-BR.

Para traduzir o seu bbPress usando esse pacote de linguagem, você deverá usar um software de FTP e carregar ambos os ficheiros .po e .mo para o diretório /wp-content/languages/bbpress/ que se encontra dentro da instalação do seu WordPress em seu servidor. Se o diretório /wp-content/languages/ e /wp-content/languages/bbpress/ não existirem, você deverá criá-los.

Para que tudo fique funcionando, você já deverá ter editado o seu ficheiro wp-config.php definindo a língua em define (‘WPLANG’, ”); para Português do Brasil, caso contrário o bbPress não irá assumir a tradução.

CRIANDO FÓRUMS E TÓPICOS
Para criar Fórums e Tópicos de Discussão, você terá ir em Tópicos > Adicionar Novo
Imagem
Ao criar um Fórum, você está basicamente criando um quadro que irá receber diversos tópicos para debate. Dê um nome a esse quadro que pretende criar, coloque uma pequena descrição explicativa sobre a temática que irá abordar e publique-o.

O funcionamento de criação de fórums, tópicos e respostas é basicamente idêntico.

SHORTCODES DE APRESENTAÇÃO
O bbPress, tal como o WordPress, dispõe de diversos shortcodes que o poderão ajudar na apresentação de determinados elementos visuais, como os Fórums, caixas de registo, caixa de login, etc. Eis alguns dos shortcodes que você poderá e deverá usar:

[bbp-forum-index] – Este shortcode deve ser usado criando uma Página > Adicionar Nova para mostrar a raíz/index do seu Fórum de Discussão.

[bbp-register] – Este Shortcode mostra uma caixa para novos membros se registrarem

[bbp-lost-pass] – Este Shortcode mostra uma caixa para recuperação de password

[bbp-login] – Este Shortcode mostra uma caixa para login do usuário

[bbp-topic-index] – Mostra uma lista dos últimos 15 tópicos de todo o Fórum, com paginação

Você pode ver mais shortcodes aqui: http://codex.bbpress.org/shortcodes/

CONFIGURAR OPÇÕES
Outro aspecto importante do bbPress são as configurações que você encontra em Opções > Forums
Imagem
Estas opções são especialmente fundamentais para um bom funcionamento do seu fórum de discussão, portanto, trate de configurar todos os aspectos principais de funcionamento do seu Fórum, incluindo os temporizadores, opções de edição de conteúdo, níveis de participação e também os endereços URL de cada um dos quadros, tópicos e respostas do seu fórum, para máximo rendimento em termos de SEO e indexação nos buscadores.

CONCLUSÃO
Imagem
Se tudo estiver corretamente configurado, você já irá conseguir visualizar o seu Fórum de discussão através do URL que você definiu nas opções de configuração do bbPress. No entanto, existirá logicamente muito trabalho pela frente, quanto mais não seja com a utilização de plugins para bbPress (ver aqui: http://bbpress.org/plugins/), sendo que o diretório público tem mais de 100 plugins disponíveis para utilização.

No fundo o bbPress é um sistema bem simples, que serve basicamente para um acompanhamento contínuo do trabalho e desenvolvimento em torno da comunidade do seu blog. Não é um sistema de Fórum avançado, com imensas possibilidades como acontece com outros sistemas, mas é uma boa oportunidade para você congregar a sua comunidade em torno do seu site, de uma forma simples e usando mesmo banco de dados do WordPress.