•  
     

Desativando serviços desnecessários no Windows

Para eliminar processos inúteis que ficam pesado a sua máquina, o Windows mesmo disponibiliza uma ferramenta, chamada "services.msc"

Para acessar este miniaplicativo, basta digitar seu nome em "Iniciar / Executar". Usuários do Vista ou do Windows 7 podem simplesmente digitar o nome do arquivo em "Iniciar Pesquisa".

Imagem

Gerenciando serviços

Imagem

  1. Automatico: Significa que o serviço inicia automaticamente quando o computador é iniciado. Se um serviço não é mais necessário, ele até pode ser parado, mas seu estado continuará sendo "Automático".
  2. Automático (atraso na inicialização): Similar ao anterior, porem, o serviço não inicia imediatamente após o boot do sistema. Esta opção de inicialização de serviço é nova e disponível somente para o Windows Vista. A idéia é reduzir os recursos necessários para iniciar o sistema, visto que nem todos os tipos de serviços precisam necessariamente estar disponíveis imediamente após o sistema ser carregado. Existem serviços que podem "esperar um pouquinho".
  3. Manual: O serviço inicia ou para quando necessário ou roda quando iniciado pelo usuário.
  4. Disabled (Desativado): O serviço nunca roda.

Desativando Serviços

Após identificar o serviço que você quer desativar (veja mais à frente neste texto), fazê-lo não é muito difícil.

  1. Dê um clique duplo no nome do serviço para abrir a caixa de diálogo "Propriedades".
  2. Localize a caixa "Tipo de Inicialização".
  3. Na caixa de rolagem, troque o tipo de inicialização para o tipo "Desativado".
  4. Confirme clicando no botão "OK".

Imagem

Ao finalizar a operação, você notará que o tipo de inicialização na tela principal do miniaplicativo "Serviços" foi alterado.

Serviços desnecessários

Dependendo do serviço que você desativar, especialmente no Windows Vista, o sistema irá iniciar mais rapidamente e vai rodar melhor. Mas como fazer isso com segurança? Quais serviços você pode desativar e que realmente não irão lhe fazer falta alguma?
Para facilitar seu trabalho de otimização do sistema operacional, fizemos um verdadeiro pente-fino no miniaplicativo "Serviços" e selecionamos alguns que você pode configurar como manual ou simplesmente desativar. Vamos à eles:

Experiência com Aplicativo:
Descrição: Relata problemas de compatibilidade e aplica automaticamente atualizações de software a programas.
Sugestão: configure este serviço como "Manual".



Pesquisador de Computadores:
Descrição: Mantém um a lista atualizada de computadores na rede e fornece a computadores designados navegadores. Se este serviço for interrompido, esta lista não será atualizada ou mantida.
Sugestão: configure este serviço como "Desativado" caso seu computador não faça parte de uma rede.



Gerenciador de Sessão do Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho:
Descrição: Fornece serviços de inicialização e manutenção ao Gerenciador de Janelas da Área de trabalho.
Sugestão: Se você não usa os recursos de desktop "Aero", você pode configurar este serviço para "Manual".



Serviço de Diretiva de Diagnóstico:
Descrição: Ativa a descoberta e solução de problemas nos componentes do Windows.
Sugestão: Configure este serviço como "Manual".
Cliente de rastreamente de link distribuído:
Descrição: O serviço do sistema Cliente de rastreamento de link distribuído mantém links entre os arquivos do NTFS em seu computador ou entre computadores no domínio de rede.
Sugestão: Se o seu computador não faz parte de uma rede com domínio, desative este serviço.



Serviço de Indexação
Descrição: O Serviço de Indexação indexa o conteúdo e as propriedades de arquivos em computadores locais e remotos, bem como fornece acesso rápido aos arquivos por meio de uma linguagem de consulta flexível. O Serviço de Indexação também permite a pesquisa rápida de documentos em computadores locais e remotos e fornece um índice de pesquisa para conteúdo compartilhado na Web. Ele cria os índices de todas as informações de texto contidas em arquivos e documentos. Quando a criação inicial do índice for concluída, o Serviço de Indexação manterá os índices sempre que um arquivo for criado, modificado ou excluído.
Sugestão: A indexação pode consumir uma quantidade razoável de recursos do computador. Se o serviço for interrompido, as pesquisas poderão ainda ser feitas como sempre, porém, um pouco mais lentas. Se você não costuma utilizar com frequência o mecanismo de pesquisa do Explorer ou se usa um outro software para fazê-lo, você pode configurar este serviço como "Desativado".



Arquivos Offline
Descrição: Este serviço fornece acesso a arquivos e pastas de rede a partir de um disco local quando uma rede está indisponível.
Sugestão: Se seu computador não faz parte de uma rede ou se seu computador está em rede mas você não usa este recurso, você pode desativa-lo com segurança.
Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis
Descrição: Permite a utilização, sincronização e transferência de dados de dispositivos de armazenamento portáteis por aplicativos como o Windows Media Player e o Assistente de Importação de Imagens.
Sugestão: Se você nunca conecta dispositivos de armazenamento como chaveiros USB, Pen Drives, iPod, você pode configurar este serviço como "Desativado".


Spooler de Impressão
Descrição: Carrega arquivos na memória para impressão posterior.
Sugestão: Se você não tem uma impressora, manter este serviço carregado na memória é inútil. Desative-o.



ReadyBoost
Descrição: A partir da versão Ultimate, do Vista, o Windows incorpora uma novidade interessante. A tecnologia ReadyBoost. Com ela, você pode adicionar mais memória ao computador sem ter que abrí-lo ou trocar os módulos de RAM. A idéia é usar a memória existente em um dispositivo de armazenamento em massa, tal como um USB pen drive ou MP3 player. Mas, para que o ganho de desempenho ocorra, o dispositivo deve ter boa velocidade e atender aos padrões mais modernos USB, caso contrário o efeito será o contrário.
Sugestão: Se você não usa esta tecnologia, pode desativá-la com segurança.



Registro Remoto
Descrição: Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro em seu computador remotamente. Se este serviço for desativado, o registro só poderá ser modificado localmente.
Sugestão: Até por questão de segurança, é melhor que você mantenha esta opção desativada.



Logon Secundário
Descrição: O serviço Logon secundário permite que o usuário crie processos no contexto de diferentes elementos de segurança. Este serviço é normalmente usado por administradores, que podem efetuar o logon como usuários restritos e usar um logon secundário para executar temporariamente um aplicativo como Administrador.
Este serviço permite o início de processos executados com credenciais alternativas clicando-se com o botão direito do mouse sobre um aplicativo ou executável e selecionando-se "Executar como".
Sugestão: É uma boa prática operar o sistema como um usuário limitado e usar um logon secundário com maior poder (Administrador) para tarefas como instalar programas e executar tarefas administrativas. Porém, se você, assim como a maior parte dos usuários domésticos, não segue esta prática, ou seja, se você costuma logar-se no sistema como usuário Administrador, então manter este serviço rodando é inútil. Neste caso, você pode desativá-lo. Mas recomendamos você mudar seus conceitos...



Central de Segurança
Descrição: Monitora as configurações e definições de segurança do sistema.
Sugestão: Se você não gosta de receber alertas do sistema operacional relativas a segurança (firewall, antivírus, etc), você pode desativar este serviço.
Servidor
Descrição: O serviço do sistema Servidor oferece suporte ao RPC, ao arquivo, à impressão e ao compartilhamento de pipes nomeados pela rede. Esse serviço permite o compartilhamento de recursos locais, como discos e impressoras, de modo que outros usuários da rede possam acessá-los, além de permitir a comunicação de pipes nomeados entre aplicativos em execução em outros computadores e no seu computador, o que é usado para o RPC.
Sugestão: Desative este serviço se seu computador não está conectado a uma rede.



Serviço de Entrada do Tablet PC
Descrição: Habilita a funcionalidade de caneta e tinta de Tablet PC
Sugestão: Se você não possui um dispositivo de reconhecimento de escrita, você pode desativar este serviço.
Serviço de Relatórios de Erro do Windows
Descrição: Permite que os erros sejam relatados quando os programas param de funcionar ou de responder e possibilita que soluções existentes sejam oferecidas. Também permite que logs sejam gerados para os serviços de diagnóstico e reparo.
Sugestão: Você já deve ter notado, após um travamento de programa, que o Windows lhe pergunta se você deseja enviar um relatório de Erros à Microsoft. Se você sempre responde "Não", então você não precisa deste serviço. Pode desativá-lo com segurança.



Windows Search
Descrição: Fornece a indexação de conteúdo e o cache de propriedade para arquivos, e-mails e outros conteúdos.
Sugestão: Se você não usa com frequência o mecanismo de busca do Windows Explorer, você pode desativar este recurso. Detalhe: a busca continuará funcionando, só que um pouco mais lenta.



Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materi ... z2kQmUCef8