•  
     

Hardware – Gabinete



Imagem

O gabinete como é conhecido pela maioria das pessoas ou então torre de computador ou caixa de computador é uma das peças mais conhecidas de um computador pois além de ficar no meio externo, possui atualmente diversos tipos, modelos, cores e formatos.

Para que serve?

O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra proeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar a funcionamento do computador em si. Dentro do gabinete geralmente possui as seguintes peças: fonte, placa mãe, processador, memorias, disco rígido, driver ótico, placa de vídeo e todos os seus respectivos cabos.

Tipos

Até a atualidade já foram inventados diversos tipos de gabinetes, em que o jeito de utilização e tamanhos são completamente diferentes.

Desktop


É utilizado na posição horizontal e sua principal vantagem é que ele ocupado pouco espaço na mesa, pois pode ser coloco embaixo do monitor mas as desvantagens acabam ganhando, pois possui pouco espaço para a instalação de peças novas/adicionais e ainda há pouca especialização para a manutenção.

Mini-torre


Atualmente o mais utilizado, o mini torre é utilizado na posição vertical e acaba ocupando muito espaço nas mesas e sua principal desvantagem é que possível pouco espaço para a instalação de novas peças. Esse tipo de gabinete utiliza o padrão de fontes e placas ATX.

Torre


O padrão torre também utiliza o mesmo sistema de fonte e placas que o mini-torre, porém ele é mais alto e ocupa um espaço maior na mesa. Fora isso a grande vantagem dele é o espaço para instalação de novas placas e periféricos. Esse tipo de gabinete é muito utilizado por quem precisa de muito desempenho de hardware, ótima refrigeração e de servidores de rede.

SFF


SFF significa Small Form Factor, como o próprio nome diz, é um gabinete de tamanho bem reduzido que pode ser utilizado na vertical e horizontal, ele não é considerado torre ou mini-torre por causa do seu sistema de alimentação é que é o SFX.
Outros


Até hoje já foram invetados diversos tipos de gabinetes, porém os que mais foram e/ou são utilizados atualmente são esses três tipos citados acima.

Casemod

Imagem

Fonte: http://www.nettutoriais.com.br/
Página inicial