•  
     

Manual Para Admin - AMX Mod - [TODOS OS SERVERS DE CS 1.6]

Parte 01

Bom pessoal, verifiquei no fórum e percebi que existem diversos tutoriais sobre como ser admin com foco mais em ensinar a usar o AMX do que a ser admin em si. Resolvi mesclar os dois nesse tópico, incluindo screens e alguns textos pra motivar a galera que gosta de ajudar na coordenação dos servidores e fazer o Fórum CPU crescer. É bastante informação, mas considerem ler, pois é muito importante para todos nós.

Na primeira parte do post, vamos falar sobre as características, incluindo qualidades e defeitos mais comuns de um admin, começando pelo que é bom.

Inteligência: Um bom Admin (ou só adm) é naturalmente uma pessoa inteligente. Usa suas experiências pessoais para contribuir naquilo que lhe foi confiado fazer no servidor. A inteligência, nesse ponto, começa quando se percebe que nem todos os admins são bons players. Geralmente não estão no Top15 ou tampouco são TopFrags durante o jogo. Não que um admin não possa ser bom jogador (veja meu exemplo, ;-D ), digamos que ele se preocupa mais com a qualidade do jogo para outros player do que com ele mesmo ficar frageando pela mapa. Da inteligência derivam todas as características abaixo.

Capacidade de Comunicação: É imprescindível que um adm saiba se comunicar bem. Comunicar-se não é somente saber falar, mas, muito mais, saber ouvir. O admin não existe em função de si mesmo, tampouco em função do server. O adm existe em função dos players, para ajuda-los a cumprir as regras, orientando-os e, em último caso, agindo de forma mais incisiva (kicks e bans). Um adm que não sabe se expressar bem acaba cometendo injustiças ao aplicar sua autoridades. Aquele que não houve é pior ainda, pois não sabe lidar com argumentação dos players e de outros admins e, consequentemente, nunca ira evoluir. Lembre-se do ensinamento oriental: “O homem comum fala, o sábio escuta e o tolo discute”.

Democracia: Uma outra qualidade vital para nós, admins. Como já disse acima, nós não existimos em razão de nós mesmo, mas dos outros. Dessa forma, não podemos ser egoístas ao ponto de não aplicarmos a vontade da maioria no servidor. Na prática isso se reflete na escolhe de mapas para votação, estender o mapa, RRs e algumas outras situações menos corriqueiras. Já presenciei admins que, para não fugir a regra de seus servidores, colocavam no vote apenas maps de sua preferência, negligenciando a vontade dos players que utilizavam, entre outros recursos, do “rockthevote” (ou rtv) para indicar seus mapas preferidos para aquele momento. Sei que vou ser criticado por essa afirmação, mas talvez a maior demonstração de democracia seja quando muda-se o mapa, por exemplo, para de_nuke e vários players saem do server, procurando outros com de_dust2, por ser um map fácil e preferido da maioria. Acredito ser uma falta de respeito com aqueles que permaneceram no servidor, mesmo mudando o mapa, pois gostam (ou às vezes nem gostam, mas querem aprender) de jogar em mapas diferentes. Nesse sentido, nós aqui do Fórum CPU precisamos melhorar muito, pois existem dias em que praticamente todos os server 4 Fun estão rodando o mesmo mapa (de_dust2), fazendo com que player que estão cansados desse mapa mudem de servidor e deixem de jogar aqui. Isso é muito importante.

Prudência: Está intimamente ligada à democracia, de modo que esta prece àquela. O adm precisa ser muito prudente em suas atitudes no exercício de suas atribuições. Qualquer excesso pode acarretar a perde de um player no servidor. Você pode até pensar, “mas é só um player, ele não faz falta”. Vou contar uma pequena história, o Anderson vai confirmar que estou certo nisso. No anos de 2006 e 2007, o server ainda rodava na casa do Tuco (da Widex), quando só existia um servidor do Acemprol (primeiro Acempro, sem o L) e o server começou a crescer rapidamente, pois era no Steam e o preço da Steam ainda era um pouco salgado para muitos. Como o servidor foi crescendo foi preciso incluir mais admins para ajudar a administrar. Existiam bons admins, não vou citar nomes, mas existiam também péssimos admins. Esses péssimos admins, certo dia criaram uma treta com alguns players aqui de Goiânia, de Porto Alegre e de São Paulo. Desrespeitaram muito os caras, chamando de xiters e dando ban em um clã inteiro. Bastava o cara entrar com a tag do clan e era ban na certa. Resumindo, esses caras manjavam um pouco de informática e tinham acesso a uma das maiores reder de PCs do pais. A rede interna da USP. Utilizaram a largura da banca da Universidade, que era esmagadoramente maior que a do Tuco e, por meio de DDos, deixaram o server vários dias fora do ár. A verdade é que os caras não eram xiters, jogavam juntos a muito tempo (conheço um que jogava desde a versão 1.3, começou junto comigo) e eles jogavam muito em LAN e faziam ClanFrontos. Os caras eram muito melhores que a maioria dos players 4fun, por isso foram acusados de xiter e aconteceu toda a história. Moral da história: precisamos ser prudentes e estar muito certos das nossas decisões e, ainda, cientes da consequência de nossas atitudes, pois não sabemos quem está do outro lado do PC. (Pra não ficar confuso, Anderson, eu sou o Ka!roS*GyN, amigo do Grave naquela época).

Expertise: Essa, infelizmente, não está presente na maior parte dos admins. Consiste em dominar o console do CS e todas as ferramentas do AMX. Ser experto é importante na hora de banir aquele player que usa speedhack e fica somente um round no server, retornando posteriormente. Ou mesmo para punir aqueles que usam FighterFX, que possui a função de mudar o nick sempre que alguém começa a digitar o nick do xiter no console (ainda não descobri como essa ______ funciona, mas funciona). No geral, é o cara saber fazer as coisas de maneira precisa e rápida, querendo sempre aprender o porque das coisas, não somente fazer porque falaram pra ele fazer. Kickando porque falaram pra ele que “tem que kickar away”.

Vou falar menos das características negativas, não que colocar ninguém pra baixo e pro post não ficar enorme, pois sei que tem gente que não vai ler ate o final e depois vai criticar a pequena parte que leu.

Além do contrário das boas características que falei assim, acrescento essas aqui abaixo:

Ignorância: Existem pessoas que são ignorantes ao ponto de não serem nenhum pouco tolerantes. Levam tudo ao pé-da-letra. Após o inicio do round o player fica parado 30 segundo e já toma kick. O cara, depois de morto, canta uma frase de uma música no mic e já leva kick. Segou time na base (as vezes até mesmo fora dela) e já leva kick. Poxa, onde está a moderação? Cadê a tolerância. Admins, muito mais do que punidores de players, devem ser orientadores. Se o player descumprir alguma das regras (que não seja xiter), avise um vez, avise duas, se ele insistir em descumprir as regras, de um kick. Se voltar pro server e continuar faze, de Ban de 5 minutos. Não seja ignorante saia dando kick/ban em todos que vir pela frente, lembra-se do que falei acima, sobre a prodência.

Preguiçoso: Nesse ponto, precisamos considerar a faixa etária da maioria dos players. Em geral não são pessoas maduras, a grande maioria ainda está na escola, alguns poucos na faculdade e outros pouquíssimos são casados, têm filhos e vida carreira profissional desenvolvida. Nesse ponto, procuro dar mais um conselho do que falar sobre o defeito em si. Leiam, estudem, procurem saber independente do que seja o assunto. Como estamos falando para admins, é imprescindível que você leia o que postam no fórum sobre o assunto. Sugiro não se limitar somente ao Fórum CPU. Procure outros, procure material gringo. Os caras na Europa levam CS muito a sério e, consequentemente, publicam muito material interessante sobre o assunto. Estude, entenda e traga pra postar aqui no fórum, pode ser traduzido pelo Google mesmo, apenas revise o texto antes de postar, pra saber se faz sentido em português. Não seja preguiçoso, procure ficar de spec para investigar um possível xiter ou mesmo para orientar os times sobre seus objetivos, dando slap/slay, se necessário.

Mal educado: Esse defeito não deveria caber em lugar nenhum. Quando digo mal educado não estou me referindo a não falar um “______”, “____”, “__” ou outros palavrões “leves”. Poxa, é impossível jogar CS e não se empolgar com o jogo. Isso ocorre também quando as coisas não vão muito bem, ficamos indignados. Chamar o cara de bot, noob, chorão, cotoco, pato até que vai, afinal, não estamos jogando Gamão. Agora, ofender pessoalmente, ai não dá. Vai levar kick ou ban, dependendo da situação. Vejo muito em outros servers (não que aqui não tenha) players que são extremamente preconceituosos. Xingam os outros de “preto”, “nordestino”, “pobre”, xingam a mãe...Esse tipo de atitude não pode ser tolerado nos nossos servidores, inclusive alguns ai de cima são considerados crimes. Não vamos permitir Bulling Virtual em nossos servers e, se um admin os pratica, não pode ser admin.

Como eu falei acima, essa é a segunda parte do post, depois de falar sobre as nossas qualidades e defeitos, vou tentar fazer um tutorial ensinando a operar o amx. Espero que gostem. Já peço desculpas se eu me esquecer de algo, me ajudem ai que eu vou editando o post.

Conceitos

AMX: Existe um conceito disponível no próprio site do AMX, que vou adaptar aqui. Trata-se de um plugin do tipo metamod para ser utilizado em servidores baseados na engine Half-Life, visando facilitar a administração do mesmo.

MOD: Esse é um pouco mais complexo, pois tem diferentes significados dependendo de sua aplicação, mas vou simplificar. O nosso querido Counter Strike é um Mod originalmente produzido pela Valve, desde a versão 0.6 (de 1999) até a que jogamos hoje 1.6 e suas variáveis (Source, CZ e afins). Entretanto, no caso que estamos estudando o MOD significa, basicamente, um conjunto de DDLs, algumas nativas outras não, que permitem comunicação entre o CS e o HL. Algumas dessas DLLs permitem modificações na forma como o CS interage com o servidor (HLDS) acrescentando diversas funcionalidades a este, inclusive, permitindo a interatividade através do AMX.

Admin: Vem da palavra Administrador (ou Administrator). No caso do Fórum CPU, é o nome que se aquele player em que, teoricamente, se concentram algumas habilidades e qualidades. Das quais falaremos mais profundamente adiante. O Admin possui, entre suas competências, organizar o servidor durante o game play, garantindo que as regras do servidor e os bons costumes sejam respeitados, utilizando de sua autoridade e experiência para isso.


__________________________________________________________________________


Parte 02

Superados os conceitos, vamos ao tuto.

1º Logando como ADM.

Após receber seu tão sonhado adm, a pessoa que lhe deu o poder (master, sênior ou supremo) pedira para você informar pra ele uma senha. Essa senha será sua assinatura pra entrar como adm nos servers.

Depois que você for autorizado a entrar no server com seu adm, faça o seguinte procedimento.

No console do CS, digite setinfo _pw “sua senha”. Como na tela abaixo.



Não é necessário usar as aspas, mas se usar não atrapalha. Observe que há um espaço entre o comando “setinfo” e a variante “_pw”. Essa variante “_pw” é definida por quem configurar o Mod AMX no servidor, ou quem tem acesso via Rcon.

Se precisar alterar sua senha, fale com que lhe deu o admin.

Se você digitar a senha errada e mudar seu nick para nick de admin, você será kickado automaticamente, como na tela abaixo. Eu entrei no server com meu nick, sem tag. Quando estava no server mudei meu nick para o de admin e fui kickado, pois tinha setado meu password de forma incorreta.



Estando no servidor com seu admin ativo, você verá seu nick mais ou menos parecido com os nosso, na tela abaixo. (Obrigado N3t09 e eXp pelos Nicks, eu nem pedi antes kkk)



Então vamos aos menus disponíveis para os adms. Primeiro vou falar sobre o geral, acredito que da pra resumir dessa maneira.

Para entrar no menu mostrado na tela abaixo, vá no console e digita amxmodmenu.



Vamos analisar esse menu item por item. Primeiro pelo Kick Player (amx_kickmenu).



Ao utilizar o menu de kick, não é possível informar o motivo do kick. Para informar o motivo do kick você precisar fazer o comando pelo console. A sintaxe do comando é bem simples.

Digite no console amx_kick “nick” “motivo”. Nessa caso é necessário utilizar as aspas para que o comando funcione corretamente. Não é necessário digitar o nick completo, ou mesmo digita-lo corretamente. Basta digitar uma parte do nick, se outro player não tiver uma parte do nick igual o kick vai funcionar. Tome cuidado ao kickar player que usam tag do clan antes do nick, você poderá kickar a pessoa errada. Caso o player utilize Nicks pequenos, como K* (meu nick do mix no EAC), você vai precisar utilizar as aspas e colocar o nick do player para que o comando funcione corretamente.

O menu de Ban (amx_banmenu) é muito parecido com o de kick, com algumas particularidades.



Assim como no kickmenu, teclando “9” você muda de página e teclando “0” você sai do menu ou volta uma página.

Aqui a tecla “8” muda a intensidade do Ban. Por padrão ele é permanente. Clicando uma vez é de 5 minutos, duas vezes é de 10 minutos, três vezes é de 15 minutos, quatro vezes é de 30 minutos, cinco vezes é de 45 minutos e seis vezes é de 1 hora (60 minutos).

Para informar o motivo do ban deveremos usar a sintaxe do comando no próprio console. Vá no console e digita amx_ban “nick” “motivo” “tempo em minutos”. Novamente precisamos utilizar as aspas e vale a mesma regra para a escrita do nick utilizada no kickmenu. Se você não digitar o tempo o amx considera como ban permanente.

O próximo é o menu de Slay/Slap. Slay, sinônimo de kill e murder, em inglês significa matar. Slap significa tapa.



Os tapas podem variar de intensidade, com dano de 1 ou 5hp. O slay nem preciso falar, vai matar o player independente da quantidade de life. É muito utilizado quando o pessoal insiste em ficar na base depois de ser avisado ou quando o cara campera muito, não cumprindo seu objetivo no mapa. Também pode ser utilizado quando o player fica “preso” em alguma parte do mapa, pois o slap se feito repetitivamente faz o player “voar” um pouco. Cuidado para não jogar o cara muito alto, pois na queda ele perde life e pode morrer (rs rs rs).

Esse é um dos menus mais utilizados pelos admins. O menu de votação para mapas, ou amx_votemapmenu

Reparem que existe uma lista com os mapas disponíveis no servidor. Segundo as regras do ForumCPU, é necessário escolher três mapas para o vote. Na opinião pessoal, devemos optar pela rotatividade dos mapas. Na duvida, pergunte aos players, peça para eles indicarem mapas para votação, no próprio “say” msm ou através de “rockthevote”.



Esse ai abaixo é o menu de vozes. Não tem muita utilidade prática no desenvolver do jogo. Alguns utilizam para instigar os times a cumprirem seus objetivos no map. Cuidado come esse menu, pois ele atrapalha muito quem esta concentrado ouvindo os passos do adversário. Abusar dessa função pode levar o admin a ser denunciado no fórum e, como não da pra saber quem executou o comando (a não ser via acesso rcon) fica difícil determinar qual admin cometeu o abuso. Se não sabe a hora de usar é melhor não usar!



Todas essa vozes são carregadas da interface do HL, algumas delas não funcionam em todos os player, ou seja, uns vão ouvir outros não. Algumas delas estão na pasta ...\counter-strike\valve\media e outros na pasta ...\counter-strike\cstrike\sound e a maioria na pasta ...\half-life\resources\sounds.

Aqui separei três opções do menu, que não podem ser utilizadas por admins sem permissão.



Time do jogador: muito útil pra fazer mix, você pode mudar qualquer player de time a qualquer momento..

Mudar mapa: é o comando amx_changelevel “nome do mapa”. Não é permitido para os admin do FórumCPU mudar de mapa sem fazer votação.

Comandos de cliente: Aqui existe um série de comandos que não são executados no servidor, mas sim no cliente. Alguns exemplos são o cl_updaterate e o cl_cmdrate, utilizados para melhorar a comunicação entre cliente/servidor. O comando rate também é frequentemente alterado para que o player esteja com rate compatível à do servidor, melhorando sua experiência na jogatina.

Essa tela vou fazer bem resumido, tudo-em-um, pro post não ficar muito grande.



Comando do servidor: para os admins o único comando disponível é o amx_restartround, utilizado para fazer o live, após mudança de mapa.

Ajuste dos Cvars: Cvars são plug-ins instalados no servidor, por exemplo: autor.amxx (utilizado para fazer mix) ou anti-ping.amxx (utilizado pra kickar automaticamente players com ping acima de um valor pré-definido). Essas configurações geralmente só são feitas por quem acessa o servidor via rcon.

Configurações: Algumas configurações gerais do AMX MOD. Se não me engano, é por aqui que se adiciona os admins novos e as permissões (falarei mais adiante) de cada um.

Ajustes da linguagem: Muda o idioma do menu amx e das mensagens que você recebe do plug-in.

Ajuste do Stats: É aqui que você poderá liberar os comandos de stats para os players. Ex: /statsme /rankstats /me /top15

Pausar plug-ins: Geralmente utilizado quando alguns plugin do servidor buga, como vinha ocorrendo com ant-speedhack.

Limitar Armas: Aqui no FórumCPU utilizamos para bloquear a compra da Smoke e das armas/rifles 5 e 6, no CT e TR, respectivamente.

Tele transportar: não tem muita utilidade prática, só pra zuar mesmo. Quando você está morto pode ficar voando pelo map, nesse menu existe uma opção para “armazenar local”. Após armazenar o local desejado, basta voltar ao menu anterior e escolher o player a ser teletransportado, ele será levado para o local onde você armazenou na memoria do plugin.

Nessa próxima tela temos dois menus. No primeiro temos mais algumas opções de Cvars. No segundo temos quase todos os comandos do amx centralizados e escritos de forma nativa (Ex: amx_kick; amx_ban e vários outros)



Essa é a tela que aparece quando clicamos em Plugin commands, na tela anterior.



Veja que está organizado por categoria de comandos. Por exemplo: dentro do Maps Menu, você encontrará os comandos amx_mapmenu e amx_votemapmenu.

Pessoal, até aqui o tutorial é todo de minha autoria. Daqui pra frente vou agrupar algumas informações importante que encontrei em outros blogs e fóruns.


Aqui http://www.fpsgames.com.br/comandos/ você encontra a lista quase completa dos comandos do amx, tanto para administradores quando para players.

Aqui http://www.fpsgames.com.br/plugins/ você encontra vários plug-ins (Cvars) para download pra usar no seu servidor e aprender para que cada um deles serve. Depois de baixar e testar, conte aqui no tópico (ou crie um novo) sua experiência.


CREDITOOOS ↓↓↓↓

iSHOOW