•  
     

[TUTORIAIS] Melhorando seu ping no Virtua

1) Abra seu navegador e dirija-se a página de configuração web de seu modem -> http://192.168.100.1/


2) A página de acesso ao seu modem deve abrir. No menu superior clique em "configuration".


Você verá então a página mostrada na imagem abaixo:

Imagem

3) Na página de configuração você encontra o campo modificável de nome "Upstream Channel ID". O "Upstream Channel ID" é o canal (ou frequência) no qual seu modem trabalha para transmitir informações. Se muitas pessoas em sua localidade estiverem usando o mesmo "Upstream Channel ID" sua banda será limitada e a latência ("ping") alta mesmo em servidores/"nodes" locais.

Os valores usualmente existentes para este campo vão de 1 a 6 (O virtua trabalha com DIVERSOS valores, até 50 eu já vi). Usualmente nem todos os valores estão liberados, isto muda de acordo com a vontade do "provedor de serviço".

Comece mudando o valor para "1", clique em "Save Changes" e logo após em "Restart Cable Modem" para efetivar as mudanças.

Nota: O restart do cable modem corta sua conexão momentaneamente com a Internet. A conexão com a página de configuração não é afetada (apenas durante o restart quando o modem liga e desliga) pois é uma conexão "local" e não relativa a seu acesso à Internet.


4) Assim que o modem terminar de reiniciar, abra novamente o navegador na página de configuração.

Verifique se seu "Upstream Channel ID" continua com o valor configurado por você usuário no passo de número "3" explicado acima.

Caso o número permaneça o mesmo de antes de ser tentada a alteração, este valor não está disponível junto a seu "provedor de serviço".

Repita o processo caso esta situação se apresente, mudando o valor numérico para um algarismo de 1 a 6 (ou outro até 50) diferente do colocado anteriormente e diferente do usado normalmente por seu modem.


5) Em caso positivo, concretizando-se a alteração, verifique seu "ping" em servidores de jogos, navegue pela Internet e veja se o tempo de resposta do navegador muda etc


Nota 2: O "ping", estabilidade e/ou velocidade de sua conexão é dependente de vários fatores físicos como roteamento, qualidade do cabeamento etc

Não espere milagres, este tutorial se aplica a um caso.

O tutorial é focado em telas e configurações nomeadas pelo Motorola SB5100 pois este é o produto que tenho para testes. No entanto, teoricamente, funciona para qualquer cable modem passível de configuração remota/local via web ou telnet.


Nota 3: Postem o valor original de seu modem existente no campo "Upstream Channel ID" e "Frequency (Hz)".

Nota 4: Não sou especialista no assunto. O tutorial é baseado em documentação da Motorola. Pode sim haver erros em sua parte técnica.