•  
     

O que é um MOBA, jogos que misturam estratégia e RPG?

Um gênero relativamente novo, MOBA é a sigla para "Multiplayer Online Battle Arena". Tudo bem, "arena de batalhas online para vários jogadores" não diz muito, mas é uma boa definição para o funcionamento de games como "League of Legends", "Rise of Immortals" e "Defense of the Ancients", que misturam estratégia em tempo real e RPG.

O estilo de jogo nasceu em um mapa de "StarCraft", Aeon of Strife, e se popularizou com "Defense of Ancients" - o famoso "DotA", um mapa modificado de "Warcraft III", jogo de estratégia da Blizzard.

Nos MOBA, você controla uma unidade em uma batalha contra vários outros jogadores. Geralmente, as partidas acontecem sempre no mesmo mapa, disputado por 2 times. O objetivo é simples: destruir a base da equipe rival. Para isso, é preciso evoluir seu herói, melhorar seus equipamentos e derrubar as defesas do outro time, em ondas consecutivas de ataques que exigem raciocínio rápido e estratégias de equipe.

"Defense of the Ancients", ou "DotA", foi o responsável pela popularização do gênero, mas atualmente o favorito dos adeptos é "League of Legends". O jogo, exclusivo para PC, já soma 15 milhões de usuários registrados. Para comparação, "World of Warcraft", o RPG online mais popular do mundo, tem "apenas" 12 milhões de assinantes.

Imagem

Defense of the Ancients

O principal propagador dos jogos de arena, "Defense of the Ancients", ou "DotA", é uma modificação de "Warcraft III", jogo de estratégia em tempo real da Blizzard. No jogo, que combina elementos de "defesa da torre" com RPG, cada jogador controla um herói e precisa evoluir para ficar mais forte, eliminando monstros menores para ganhar ouro e experiência. "DotA" faz parte de diversos torneios de esportes eletrônicos: o Asian World Cyber Games e a própria Blizzcon já abrigaram competições do game.

Imagem

League of Legends

Principal expoente do gênero, "League of Legends" é uma criação da produtora Riot Games. Distribuido por download, o game é gratuito para jogar. O sistema de jogo, que combina RPG e defesa da torre, é muito similar ao de "DotA", com partidas 3 x 3 ou 5 x 5. Novos campeões, como são chamados os personagens de "League of Legends", são adicionados com frequencia ao game, oferecendo novas estratégias e muita diversidade às batalhas online.

Fonte