•  
     

Supercomputador mais veloz do mundo traz GPUs da Nvidia, CPUs da AMD e 710 Terabytes de RAM

Imagem

O supercomputador Titan do Laboratorio Nacional Oak Ridge tem 18.688 processadores da AMD Opteron 6274, de 16 núcleos cada e 18.688 GPUs (placas de video) Nvidia Tesla K20X e 710 Terabytes de memória RAM. Tudo isso deu ele o título de supercomputador mais poderoso do mundo.

Para se qualificar para este novo prêmio, ou mais provavelmente, devido ao fato de que o Titan ainda não conseguiu atender às demandas de seu tempo de calculo, decidiu-se fazer o seguinte: Seus 10PB (1 petabyte = 10 elevado à potência 15 bytes) capacidade de armazenamento, com uma taxa de transferência máxima de 240 GB/s foram atualizados para um sistema de armazenamento chamado DataDirect Network's Spider II.

Este sistema oferece uma taxa de transferência máxima incrível de 1.4 TB/s e 40PB de armazenamento dá ao Titan a distinção adicional de ser o sistema de armazenamento mais rápido do mundo.

Para se ter uma idéia mais clara dessa atualização, que custou US $ 97 milhões, o Titan supostamente têm a capacidade de armazenar o equivalente a 365,000 km de livros empilhados (a distância daqui até a lua).

Aqui está um vídeo que nos mostra este gigante da tecnologia.



por SplintercellBlacklist, fonte: Chw
Tirado de: GameVicio